//Contexto

O projeto CetAMBICion procura responder à necessidade de reduzir as capturas acidentais de cetáceos durante a atividade piscatória da UE, em particular na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, uma ameaça à sobrevivência destas espécies protegidas. Este objetivo encontra-se de acordo com os objetivos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas (PCP).

No âmbito do projeto CetAMBICion, o foco será no estudo das taxas de mortalidade, abundância, características demográficas, padrões e extensão de distribuição e de habitat dos cetáceos. O objetivo é melhorar a monitorização, especialmente em relação à mortalidade por capturas acidentais, e investigar a eficácia de diferentes medidas de mitigação no Golfo da Biscaia e na Costa Ibérica, de forma a contribuir para o alcance do Bom Estado Ambiental (BEA).

O Projeto baseia-se no envolvimento e participação ativa das autoridades competentes para a implementação da DQEM nos três Estados-Membros em causa (Espanha, França e Portugal), das autoridades nacionais competentes para a implementação da Diretiva Habitats e da PCP, bem como do sector pesqueiro e das instituições de investigação científica relevantes no estudo de ecossistemas marinhos, cadeias alimentares, biologia e conservação de cetáceos.

Assim, o Projeto reúne um conjunto de parceiros institucionais e científicos, capazes de contribuir com experiência e competências técnicas essenciais para a determinação e alcance do BEA.

Entre as várias espécies foco do projeto encontram-se  o golfinho-comum (Delphinus delphis), o boto (Phocoena phocoena) e o roaz (Tursiops truncatus).